Conceituação
Checklists aeronáuticos são sistemas utilizados por tripulações com o intuito de
configurar corretamente aeronaves em situações normais e anormais, de acordo com
o que é preconizado pelos procedimentos operacionais definidos pelos fabricantes e operadores.
Objetivos
1. Prover um método comprovado de asserção das configurações da aeronave de forma a reduzir a
influência de fatores humanos na segurança.
2. Prover a tripulação de uma sequência lógica de ações baseada nos procedimentos
operacionais da aeronave.
3. Permitir adequada supervisão da operação por todos os membros envolvidos na mesma.
4. Permitir a adequada divisão de tarefas de uma tripulação, facilitando o CRM (Cockpit
Resource Management).
5. Aumentar a consciência situacional da tripulação.
6. Servir como uma ferramenta de controle de qualidade no gerenciamento da operação.
Fatores adversos
A omissão de itens em uma lista ou a não execução da mesma é, muito raramente, algo
intencional. Portanto é primordial compreender quais fatores influenciam negativamente na
execução de checklists:
1. Situações não usuais ou inesperadas como panes ou mudanças drásticas nas condições meteorológicas podem mudar a sequência normal de ações num voo, levando a esquecimentos ou ações incorretas.
2. Distrações.
3. Interrupção de checklists, por exemplo, em razão de comunicações com o ATC.
4. Saturação de carga de trabalho.
5. Divisão de tarefas inadequada na cabine, muitas vezes por desorganização ou por
dificuldades em tomada de decisões, especialmente em situações mais críticas.
6. Visão de túnel ou redução da atenção por fatores diversos.
7. Ausência de CRM ou utilização incorreta destas técnicas. Ressaltando
coordenação de cabine ruim ou deficiências na execução de cheque cruzado.
8. Excesso de confiança na memória.
9. Design de checklist ineficiente.
1O. Maus hábitos operacionais como a não adesão a SOPs (Standard Operating
Procedures), geralmente adquiridos após a formação e que não são corrigidos nos voos de repasse de
treinamento ou recheques.
Boas práticas
Do-list checklist : Das mais variadas configurações de listas de checagem, esta conduz o
aviador passo a passo pelas ações que deverá realizar. É primordial que se tenha
muita atenção ao ler os itens (de preferência em voz alta) e executar a ações propostas
para que nada passe despercebido, especialmente se houverem interrupções.
Memory ltems: Checklists de memória são curtos e seguem uma sequência lógica para fácil
memorização. Utilizados pelo ACSJC em fases críticas de operação, como pousos
e decolagens, são extremamente importantes porque não é possível nesses momentos desviar a atenção
da operação para seguir uma lista escrita passo a passo, especialmente voando solo. Logo, a
adesão estrita ao Manual Geral de Operações (SOP) é primordial nesse tipo de
verificação, para evitar esquecimentos.
Seguem abaixo algumas recomendações para execução eficaz de qualquer checklist:
1. As respostas aos itens checados devem ser estritamente aquelas dispostas
na respectiva lista, por exemplo: "RETIRADOS", "LIGADOS" ou "ARMADOS".
2. O uso das mãos e dedos para tocar ou apontar para componentes, controles, botões,
equipamentos ou displays deve se tornar hábito porque isso aumenta a consciência
situacional.
3. A sequência de itens em um checklist deve ser lógica e baseada na disposição dos
equipamentos na cabine.
4. Atenção com as listas longas pois estas são sempre divididas em subitens.
5. Itens críticos como remoção de objetos externos ou aqueles relativos às configurações de
operação da aeronave (posições de flaps por exemplo) são sempre duplicados nos checklists
executados em solo.
6. É necessário afirmar verbalmente a conclusão de qualquer fase do checklist, pois isso
garante que a tripulação possa voltar sua atenção para fase ou atividade subsequente.
7. É necessário evitar que a execução de qualquer checklist seja concomitante a outras
ações pois isso aumenta demasiadamente a carga de trabalho.
8. Atenção redobrada quanto a influência de pressões externas a um voo, como por
exemplo pressa ou necessidade de cumprir uma missão, pois isso pode resultar em erros.
9. Sempre que houver a interrupção de um checklist é preciso verbalizar tal fato de forma a
garantir a retomada no item correto. Exemplo: "Estou parando no item X" / " Estou retomando a
partir do item X."
Considerações finais
Checklísts são de vital importância para a segurança de voo pois propiciam eficiência e eficácia
na operação correta de uma aeronave. Seu uso correto deve ser sempre reforçado e exigido, em
todas as ocasiões possíveis, desde treinamentos iniciais até avaliações de proficiência.
Fontes
https://ti.are.nasa.gov/m/profile/adegani/Cockpit%20Checklists.pdf
https://www.flightdeckfriend.com/2017/06/10/this-week-we-look-at-aircraft-checklists-wh
y-and-when-are-they-used/
https://www.skybrary.aero/index.php/Checklists_-_Purpose and Use
https://www.skybrary.aero/index.php/Normal_Checklists and Crew Coordination_(OG
HFA BN)
https://blog .aopa.org/aopa/tag/memory-items/
Escrito por Leonardo Faes Ribeiro.