Aprender a taxiar uma aeronave no solo pode ser tão difícil quanto aprender a fazer curvas coordenadas. E isso, não é motivo para se envergonhar, taxiar não é algo natural. Taxiar pode ser frustrante para alguns alunos. Fazer zigue-zague pela pista de táxi ou fazer curvas muito abruptas fazem parte do processo até que você domine esta habilidade. Estes são os 4 principais erros que os alunos cometem durante a fase de treinamento.
Taxiar muito rápido:
Com o preço da hora de voo cada vez mais cara, muitos alunos se sentem pressionados a realizar um táxi mais rápido para economizar na hora voada, portanto, não se esqueça, o barato pode sair caro.
A maioria dos instrutores ensinam que a velocidade adequada para um táxi, nada mais é, do que uma caminhada rápida. Pense na distância que pode levar para parar a sua aeronave no momento em que você pisa no freio. Estabeleça uma velocidade segura, para que em caso de necessidade, seja possível parar o mais rápido possível.
Uso excessivo de freios:
Certa vez, um grande instrutor de voo me disse: "Você pode ter força ou usar os freios, mas não pode fazer os dois, porque isso simplesmente não faz sentido." Ele estava certo. Pisar nos freios durante o taxiamento pode levar a um desgaste excessivo das pastilhas de freio e pode gerar um calor excessivo nas rodas.
Mesmo que a verificação de freio seja parte do checklist, sempre mantenha-se á frente do avião e use os freios com moderação na pista de taxiamento. A mesma regra vale ao sair para o voo e chegando de um voo.
Fora da center line:
Sempre taxie com a roda do trem de nariz na linha central da pista de taxiamento. Além disso, tente manter a linha central usando apenas os pedais e não com o uso dos freios. Embora possa parecer difícil na primeira vez, logo você irá se acostumar e será capaz de antecipar o impulso do avião de sair da linha de táxi.
Ter um controle preciso durante o taxiamento ajudará no gerenciamento do controle direcional durante a decolagem. Estar no centro exato da pista de taxiamento pode não importar para as pontas das asas do seu Cessna 150, em que você está treinando, mas lembre-se, você está se preparando para algo maior e mais rápido, não?
Colocar o manche na posição correta, durante vento cruzado, também ajudará você a manter a center line.
A Comunicação:
Treinar em um aeroporto controlado e não controlado é totalmente diferente. Muitas perguntas surgem, como: "Devo chamar o solo antes de acionar o motor? Se eu estiver em um aeródromo não controlado, devo anunciar que estou taxiando? ".
Minha dica é, em caso de dúvida, comunique-se exageradamente, sempre comunique!!!. Você pode parecer estranho, mas é melhor do que receber uma advertência da torre.
Sempre consulte as cartas do aeródromo ou se não possuir, olhe pelas imagens de satélite a área do AD antecipadamente. Evite o taxiamento distraído, configure a cabine antes de iniciar o táxi da aeronave. Isso vai permitir que você se concentre em seu táxi e comunicação.
Um bom voo começa com um táxi sem ocorrências e um bom planejamento de voo!
Fonte: https://studentpilotnews.com/2020/01/13/top-5-taxiing-mistakes/
Escrito por Vinicius Sun.