Primeiramente, o que é a velocidade de manobra?
A (Va) nada mais é do que uma velocidade máxima, determinada pelo fabricante conforme o peso da aeronave e, caso o piloto exceda essa velocidade e realize comandos considerados bruscos (aplicar batente de comando rapidamente), a aeronave poderá sofrer danos estruturais devido as altas cargas (G).
Ao analisarmos o manual do Cessna 152, ou de qualquer outra aeronave, iremos observar a seguinte situação:

Manual Cessna 152
Vemos que a (Va) esta aumentando com o peso e qual seria o motivo disso? Vamos entender conforme os exemplos a seguir: (Os valores de peso e velocidade dos exemplos a seguir são apenas valores fictícios para facilitar o cálculo e não condizem com o Cessna 152 real)
1 - Primeiro, vamos imaginar a seguinte situação: Uma ACFT de 2.500 lbs de peso está a 110 knots em um voo reto e nivelado em cruzeiro, recebendo 1G de força, devido à equalização da ação da gravidade com a sustentação. Lembrando que a aeronave esta mantendo o ângulo de ataque de 4,5°.

2 - De repente, no meio do voo, a aeronave recebe uma rajada de vento, fazendo com que o ângulo de ataque aumente e, consequentemente, fazendo a sustentação aumentar de 2.500 lbs para 10.000 lbs, gerando 4 G de força, pois, como sabemos, Força G = Sustentação/Peso (Força G = 10.000 lbs/2500 lbs = 4 G).

3 - Vemos que, quanto maior a diferença entre sustentação e peso, maior vai ser a força G. Portanto, se a aeronave estiver mais pesada, com 5.000 lbs e novamente receber a mesma força de sustentação de 10.000 lbs, essa diferença seria menor (Força G = 10.000 lbs/5.000 lbs = 2 G).

4 - Como citado no exemplo 3, vimos que com o peso maior na aeronave, nossa diferença entre sustentação e peso é menor, logo criamos mais margem para velocidades mais altas, pois em velocidades mais altas, temos mais sustentação, como estabelecido pela fórmula:

Se o manual de sua aeronave não mostrar as velocidades de manobra conforme os pesos, existe a seguinte maneira de descobrir: para cada 2% de redução no peso, reduzimos a (Va) em 1%.
Para informações mais detalhadas, assista os seguintes vídeos na sequência:
Escrito por Vinicius Sun.