top of page

Cursos Práticos

No aeroclube de São José dos Campos contamos com todos os cursos práticos exigidos pelas grandes companhias aéreas.

Piloto Privado

Licença

01

O que é o curso?

02

Quais são os requisitos para início?

O sonho de voar começa no curso de piloto privado PPA, este curso é destinado a todos os aspirantes a piloto, desde aos que desejam voar como hobbie até os que querem trilhar carreira como piloto.
Com este curso o piloto após recebimento da licença pode atuar como piloto de forma particular (sem poder trabalhar) em aeronaves monomotor em regras visuais.

Para início é necessário apenas o CMA (Certificado médico aeronáutico) de segunda classe.
Porém é necessário ter sido aprovado na prova ANAC de piloto privado para realizar o voo solo e dar continuidade ao curso até o voo de cheque.

03

Qual conteúdo do curso?

O curso abrange as manobras básicas de voo como decolagem, pouso, curvas, coordenação, emergências simuladas, entre outras manobras, além de navegações para outros aeroportos. 

04

Quais são os requisitos ANAC?

Para terminar o curso a ANAC exige:
- 35 horas totais. (Mínimo)
- 20 horas duplo comando.
- 3 horas noturnas duplo comando.
- 10 horas de voo solo, destas ao menos 5 navegação solo.
- Uma navegação de 150nm com pousos em dois aeródromos além do de partida.
Obs: Os requisitos acima são mínimos exigidos pela ANAC, podendo variar de acordo com a proficiência do aluno.

Piloto comercial

Licença

01

O que é o curso?

02

Quais são os requisitos para início?

O curso de piloto comercial é destinado aos pilotos que desejam trilhar carreira na aviação, este curso permite exercer atividade remunerada como piloto.
O curso pode ser concluido de forma conjunta com as habilitações de voo por instrumentos e multi-motor, mudando os requisitos dependendo das habilitações escolhidas.

Para início é necessário a licença de piloto privado e do certificado médico aeronáutico (CMA) de primeira classe.
Porém para realizar o cheque é necessário a aprovação na banca da ANAC de piloto comercial.

03

Qual conteúdo do curso?

O curso é composto majoritariamente de navegações, onde o piloto escolhe o destino e aeroportos de seus voos, além disso o curso conta com voos noturnos.

04

Quais são os requisitos ANAC?

Os requisitos ANAC variam de acordo com as habilitações escolhidas, a tabela dos requisitos conforme habilitação encontra-se abaixo.

DSCN9473_edited.jpg

Tipos de pacotes para o curso de Piloto comercial e requisitos

1

Piloto comercial MNTE VFR

Quando optado por esse curso o aluno pode voar comercialmente aeronaves mono-motoras apenas em regra de voo visual.
Requisitos:
- Pelo menos 70 horas totais como piloto em comando. Sendo que pelo menos 20 horas* de navegação em comando.
- Das 70, pelo menos 5 horas piloto em comando noturno.
- Pelo menos 10 horas de instrução duplo comando por instrumentos. Destas, até 5 horas IFR podem ser substituídas por FSTD.
- Pelo menos uma navegação de 300nm com pousos em dois aeródromos além do de partida.
- Pelo menos, 150 horas totais em avião ou, se receber créditos de FSTD classificado como AATD, 145 horas totais em avião.

2

Piloto Comercial MNTE IFR

Quando optado por esse curso o aluno pode voar comercialmente aeronaves mono-motoras em regra de voo visual e instrumento.
Requisitos:

- Pelo menos 70 horas totais como piloto em comando. Sendo que pelo menos 50 horas de navegação em comando.
- Das 70, pelo menos 5 horas piloto em comando noturno.
- Pelo menos 40 horas de instrução duplo comando por instrumentos. Destas, até 20 horas IFR podem ser substituídas por FSTD.
- Das 40, pelo menos 15 horas devem ser em aeronave da categoria (avião).
- Pelo menos uma navegação de 300nm com pousos em dois aeródromos além do de partida.

3

Piloto comercial MLTE VFR

Quando optado por esse curso o aluno pode voar comercialmente aeronaves multi-motoras em regra de voo visual.
Requisitos:
- Pelo menos 70 horas totais como piloto em comando. Sendo que pelo menos 20 horas* de navegação em comando.

- Das 70, pelo menos 5 horas piloto em comando noturno.
- Pelo menos 10 horas de instrução duplo comando por instrumentos. Destas, até 5 horas IFR podem ser substituídas por FSTD.
- Pelo menos uma navegação de 300nm com pousos em dois aeródromos além do de partida.
- Pelo menos, 150 horas totais em avião ou, se receber créditos de FSTD classificado como AATD, 145 horas totais em avião.
- Pelo menos 12 horas de instrução duplo comando em aeronave multimotora.

4

Piloto comercial MLTE IFR

Quando optado por esse curso o aluno pode voar comercialmente aeronaves multi-motoras sob regra de voo visual e instrumento.
Requisitos:
- Pelo menos 70 horas totais como piloto em comando. Sendo que pelo menos 50 horas de navegação em comando.
- Das 70, pelo menos 5 horas piloto em comando noturno.
- Pelo menos 40 horas de instrução duplo comando por instrumentos. Destas, até 20 horas IFR podem ser substituídas por FSTD.
- Das 40, pelo menos 15 horas devem ser em aeronave da categoria (avião).
- Pelo menos uma navegação de 300nm com pousos em dois aeródromos além do de partida.
- Pelo menos 12 horas de instrução duplo comando em aeronave multimotora.

IMG_0150_edited.png

Voo por Instrumentos IFR

Habilitação

01

O que é o curso?

02

Quais são os requisitos para início?

O curso de voo por instrumento é destinado aos pilotos que desejam voar aeronaves em condições IMC e aeronaves de alta performance como as das companhias aéreas.

Para iniciar o curso o aluno deve ter a licença de piloto privado e certificado médico aeronáutico (CMA) de 1º ou 2º classe válido.

03

Qual conteúdo do curso?

O curso conta com manobras e procedimentos por instrumentos, onde o aluno se familiariza com o uso de instrumentos como ADF, VOR, DME.
Sendo parte do curso realizado em simulador e parte em avião, sendo dois simuladores, G1000 e G530, assim treinando também o uso de sistema GNSS.

04

Quais são os requisitos ANAC?

Os requisitos ANAC para conclusão são:
- Pelo menos 40 horas de instrução duplo comando por instrumentos.     - Sendo que destas 40, no máximo 20 horas podem ser abatidas com a realização de 30 sessões em um FSTD qualificado.
- Sendo que das 40, pelo menos 15 horas em avião dentro do programa do CIAC.
- O candidato deve possuir, pelo menos, 50 horas totais como piloto em comando em voos de navegação.
- Sendo que destas 50, pelo menos, 10 destas horas em avião.

Multi-Motor

Habilitação

01

O que é o curso?

02

Quais são os requisitos para início?

O curso permite aos alunos a operação de aeronaves com mais de um motor.

Para iniciar o curso o aluno deve ter a licença de piloto privado e certificado médico aeronáutico (CMA) de 1 classe (cursando piloto comercial) ou CMA de 2 classe (piloto privado).

03

Qual conteúdo do curso?

O curso conta com manobras particulares de aeronaves multi-motoras como voo em condição mono-motor.

04

Quais são os requisitos ANAC?

Os requisitos ANAC para conclusão são:
-
Pelo menos 12 horas de instrução duplo comando em aeronave multimotora.

Screenshot 2023-04-17 at 17-50-46 David Branco - Aviação (_branco_aviacao) Instagram.png
IMG_3998.JPEG

Instrutor de Voo

Habilitação

01

O que é o curso?

02

Quais são os requisitos para início?

O curso de instrutor de voo INVA, é destinado aos pilotos que desejem atuar como instrutor em aeroclubes e escolas de aviação, normalmente o primeiro emprego de muitos pilotos.

Para início o aluno deve ter a licença de piloto comercial e certificado médico aeronáutico (CMA) de primeira classe.

03

Qual conteúdo do curso?

O curso é focado no ensino da pilotagem e em voar ao lado direito da cabine.
Ensinando o piloto a arte de ensinar, as didáticas de ensino e erros comuns de alunos.

04

Quais são os requisitos ANAC?

Para conclusão do curso o aluno deve ter:
- 27 horas de voo
- 3 horas de FSTD

bottom of page