top of page

Nossa história

Começamos em 5 de janeiro de 1940, fundado por Luiz Ribeiro dos Santos. Nossa história começa trinta anos antes da fundação da Embraer, nos tornando o precursor da atividade aeronáutica na região, hoje a detentora da mais alta tecnologia do setor.

anos 50.jpg
historia_aeroclubesjc_6.jpg

Luiz Ribeiro dos Santos, o Luizinho, como é carinhosamente conhecido pelos membros do Aeroclube, conta que em 1938 era aluno em um curso de pilotagem em Taubaté e no final das aulas, o presidente do clube daquela cidade sugeriu que ele fundasse um clube em São José dos Campos.

Sem saber como fundava um clube, Luizinho pediu ajuda ao prefeito da época, Francisco José Longo, que indicou para presidente o engenheiro e membro de uma família tradicional da cidade, Vicente Soares de Barros. Mas a indicação de um presidente não era suficiente para registrar o clube. Era preciso que 50 pessoas assinassem a ata de fundação.

Dois meses «depois de ter falado com meio mundo» Luizinho conseguiu que no dia 5 de janeiro de 1940, 53 pessoas assinassem o documento que criava o aeroclube de São José dos Campos. Personagens ilustres da sociedade joseense estiveram presentes na reunião de fundação do Aeroclube São José dos Campos, como Rui Rodrigues Dória, que hoje empresta nome a uma escola no bairro de Santana, o prefeito da época Francisco José Longo, nome de uma das mais conhecidas avenidas da cidade, Nelson Martins Pereira benemérito da cidade que doou o terreno para a construção do estádio do time de futebol da cidade, que hoje leva seu nome. Além desses, diversos outros estiveram nesse dia na reunião: Sinésio Martins, Nelson D´Avila, Othon Mercadante, Miguel Aguiar e Mário Weiss.

historia_aeroclubesjc_2.jpg
historia_aeroclubesjc_9.jpg

Praticamente nenhum deles, porém, sabia voar, e no discurso de posse, registrado em livro de Ata, os fundadores manifestaram o desejo de participar dos cursos de pilotagem de avião. Pelos registros, fica evidente que os ilustres senhores eram movidos pelo sentimento patriótico de colocar o Brasil em pé de igualdade com outras nações mais adiantadas na aviação.

Dez anos mais velho do que o CTA e trinta mais velho do que a EMBRAER, o Aeroclube São José dos Campos foi o percussor da atividade aeronáutica na cidade, hoje detentora da mais alta tecnologia no setor e, por isso mesmo, podemos considerá-lo como o berço da aviação de nossa cidade.

historia_aeroclubesjc_11.jpg
bottom of page