1. APRENDER CORRETAMENTE A USAR OS PEDAIS As tendências de guinadas causadas pelos efeitos decorrentes da hélice e do motor, como torque, efeito P e precessão giroscópica são mais atuantes em aeronaves convencionais, e essas forças atuam diferentemente em cada etapa das decolagens e pousos. Por exemplo, durante a decolagem, ao dar motor o efeito P tenta guinar a aeronave para esquerda, assim devemos corrigir com o pedal direito, logo levantamos a cauda, e a rigidez giroscópica entra em ação, causando novamente outra guinada para esquerda, sem dizer do efeito helicoidal, que está sempre atuando, e assim exigindo o uso do pedal constantemente para corrigir os efeitos causados pelo grupo motopropulsor e também o efeito de guinada adversa é mais visível neste tipo de aeronaves, devido a localização do CG.
2. APRENDER O QUE É O “CAVALO DE PAU” E COMO EVITA-LO Como o CG está atrás do trem principal, isto causa um certo problema se não mantiver o CG entre os trens de pousos principais, o famoso “cavalo de pau”. Isso é algo não se deve ter medo, mas deve-se respeitar e entender para evita-lo, pois essa é uma das principais causas de acidentes com este tipo de aeronave.

3. POUSOS E DECOLAGENS COM VENTO CRUZADO TERÁ UM NOVO SIGNIFICADO Voando uma aeronave convencional, os dias com vento de travéz serão muito mais desafiadores, e uma maior atenção a direção e intensidade do vendo será requerida, pois devido ao ângulo de ataque deste tipo de aeronave durante o pouso ser maior, e a menor efetividade da bequilha na cauda do que o nariz, torna-se muito mais trabalhoso e assim requerendo maior domínio e atenção do piloto para esse tipo de situação.
4. POUSO TRÊS PONTOS O pouso normal das aeronaves convencionais é os três pontos, que é exatamente pousar com as três rodas ao mesmo tempo, coisa que em um triciclo é extremamente errado e evitado. Porém esta técnica propicia velocidades mais baixas de aproximação e toque, pousando assim mais curto. Também ensina o piloto a trabalhar a aeronave o tempo todo até o toque com a pista, trazendo para a atitude doo pouso três pontos e assim desenvolvendo ainda mais suas capacidades como piloto.

5. POUSO DE PISTAOutra técnica muito utilizada nas aeronaves convencionais é o pouso de pista, muito utilizada em dias de ventos fortes e rajadas. Nesta técnica o objetivo é tocar a pista com apenas o trem principal, mantendo a cauda levantada o máximo de tempo possível, assim reduzindo o ângulo de ataque da asa e facilitando o controle da aeronave no solo.

6. PODERÁ POUSAR EM PISTAS IRREGULARES As aeronaves convencionais são muito utilizadas para operações em pistas mais rudimentares, graças a sua configuração do trem de pouso, a hélice fica mais distante do solo, evitando que acerte alguma touceira ou pedra no caminho, além de conseguir realizar pousos incrivelmente curtos.
7. APRENDERÁ A USAR A ENERGIA SUAVEMENTE O gerenciamento de energia durante os pousos é muito mais critico nesse tipo de aeronave, pois a uma variação mais brusca no ângulo de ataque na hora errada resultara em um pouso nada agradável, outro ponto muito importante é a utilização no motor, de forma sábia para ajudar a manter a center-line e a rampa para a execução de um bom pouso.
8. CONTROLE DE VENTO CRUZADO NO TAXI É muito fácil esquecer a controle de vento cruzado durante o taxi em aeronaves triciclos, mas se esquecer de fazer uso destas técnicas, logo estará apontando para fora da pista.

9. APRENDERÁ A REALIZAR CURVAS NO CHÃO Devido ao CG localizado atrás do trem principal, a execução das curvas deve ser iniciada e cessada pelo piloto, caso o piloto não o faça a aeronave continuará e engrenará em um pelo “cavalo de pau”.
10. APREDERÁ A DOMINAR AS GLISSADAS Muitas aeronaves convencionais não possuem flap, então a glissada será uma das principais táticas para ajustar sua rampa, porém técnicas de correção de vento dependerá muito desta habilidade do piloto.
11. ABRIRÁ UM MUNDO DE OPORTUNIDADES Os aviões convencionais estão em uma infinidade de operações, onde muitas vezes é o tipo de aeronave dominante ou praticamente o único tipo que realiza certas operações, como por exemplo, aviação agrícola, lançamento de paraquedistas, rebocador de planador, rebocador de faixas, acrobacia aérea, entre outras...
12. VECÊ SE TORNARÁ UM PILOTO MELHOR Conseguir o endosso de aeronaves convencionais é uma das melhores coisas e mais divertidas que você, como piloto, pode fazer. Pois desenvolverá diversas habilidades, como correção de ventos, entendimento de diversas forças aerodinâmicas que atuam na aeronave, será um piloto que pensa mais à frente da aeronave entre muitas outras vantagens, e sem dizer que é muito divertido aprender a voar essas aeronaves.
Escrito por Guilherme Pelegrino.