Técnicas e operações
Todas as técnicas aqui apresentadas não dispensam o uso dos manuais e do MGO do Aeroclube!
• 1 - Como descobrir a componente de vento no pouso
1° Pegue a diferença entre o rumo da pista e do vento.
2° Corte o 0 do resultado.
3° Divida por 6.
4° Reduza a fração
5° Essa fração será o resultado da componente em relação à velocidade do vento.
Achou complicado? Então olhe esse exemplo, para entender como é simples:
1° Vento informado 060°/09 knots. Rumo da pista 080°. Portanto, 080° - 060° = 20° .
2° Apenas corte o 0 do 20, portanto fica 2.
3° Agora divida por: 6, 2/6.
4° Reduza a fração: 1/3.
5° O resultado, portanto será 1/3 de 9 knots, sendo igual a 3 knots.
• 2 - Calculando o TOD Top of Descent (considerando uma rampa de 3°)
1° Descubra a altitude que você precisa perder, corte os 0 e multiplique por 3.
2° O resultado será a distância do TOD em relação ao ponto onde o piloto quer atingir essa altitude.
3° Descubra a razão de descida requirida multiplicando a sua ground Speed por 5.
Exemplo: Você esta a 8500 pés voltando de Varginha e sua intenção é estar a 3500 pés em ERICSSON. Considere para o exemplo a ground speed na descida de 80 knots.
1° Descubra a altitude que precisa descer, portanto, 8500 pés - 3500 pés = 5000 pés, cortando os 0, fica 5. Multiplique o resultado por 3, portanto, 5x3= 15Nm
2° Então, a 15 nm antes de Ericsson, será o TOD.
3° Para descobrir a V/S em uma rampa de 3°, o piloto deve pegar a ground speed e multiplicar por 5, portanto 5x80= 400 pés/min.
• 3 - Descobrindo a "V1"
1° Utilize o manual e consulte os gráficos de performance de sua aeronave, a fim de descobrir a distância de decolagem.
2° Antes do voo, estabeleça o ponto médio da pista. Como na imagem a seguir:
Pista de SDUB
3° Se durante a corrida de decolagem, você não atingir 70% da Vr no ponto médio, piloto deverá julgar se é seguro ou não, prosseguir com a decolagem.
Escrito por Vinicius Sun.